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  • Foto do escritorMarilene Simioni

Ludoterapia

Atualizado: 23 de set. de 2022


Com esse novo instrumento de trabalho foi possível alcançar o inconsciente, as fixações e experiências da criança e exercer uma influência importante em seu desenvolvimento.

Através das observações lúdicas, o brincar da criança pode representar simbolicamente suas ansiedades e fantasias.

O psicólogo clinico utilizava-se desta técnica para efetuar associações livres e suas expressões simbólicas de seus conflitos inconscientes.

Nas sessões psicoterapias (ludoterapia) as brincadeiras infantis nos levam a conhecer os significados latentes e estabelecer correlações com situações experimentadas ou imaginadas por elas, fornecendo à criança a possibilidade de elaborar tais situações, auxiliando no seu autoconhecimento e elaboração das situações traumáticas do seu desenvolvimento emocional.


É uma técnica psicoterápica usada no tratamento dos distúrbios de conduta infantis.

As sessões podem ser individuais ou em grupo.

Baseia-se no fato de que o brincar é um meio natural de autoexpressão da criança.

Sigmund Freud teve grande importância por demonstrar que os métodos psicanalíticos podiam ser aplicados também as crianças e Melanie Klein desenvolveu a técnica de análise de crianças através dos brinquedos.

Durante os tratamentos os pais são orientados e esclarecidos frente aos comportamentos apresentados e auxiliam no crescimento e desenvolvimento emocional e comportamental da criança.

A criança apresenta os seus padrões individuais de comportamento e formação cognitiva, mas não podemos esquecer que ela sofre influência e interveniência da família.

"A Criança é o reflexo da casa", devemos tratar a criança e a família de forma conjunta para obter um bom prognostico evolutivo".



Técnica de Reabilitação ABA para autistas ou transtorno invasivo do desenvolvimento.

A terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.


Reunimos uma equipe interdisciplinar de profissionais especializados nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, com o objetivo acolher e contribuir para que crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) se tornem indivíduos independentes, promovendo qualidade de vida ao núcleo familiar, com base em uma intervenção comprometida com a Análise de Comportamento Aplicada (ABA).


A Análise do Comportamento (AC) é uma disciplina científica que se enquadra no campo das ciências naturais, tal como a biologia

O comportamento e sua relação com o ambiente é o principal objeto de estudo. Possui um embasamento filosófico e teórico (Behaviorismo Radical), um campo experimental (Análise Experimental do Comportamento – AEC) e um campo aplicado (Análise do Comportamento Aplicado – ABA). Dessa forma, a partir do entrelaçamento desses três ramos, podemos dizer que as intervenções em Terapia ABA possuem rigor científico e são baseados em evidência uma vez que passaram pelo processo experimental e aplicado antes de serem utilizados no tratamento de pessoas com o diagnóstico de transtorno do espectro autista.


ABA é a abreviação para Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Muitos definem a aplicação de ABA para crianças autistas como “aprendizagem sem erro”.

Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos. A academia nacional de ciências dos EUA, por exemplo, concluiu que o maior nº de estudos bem documentados se utilizou de métodos comportamentais.

Além disso, a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que a terapia ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.

O que é “Aprendizagem sem erros”? O aprendizado sem erros envolve o alerta precoce e imediato do alvo, de modo que a resposta do paciente esteja correta. Essas instruções imediatas garantem o sucesso.

Uma vez que o paciente esteja familiarizado com o comportamento alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o paciente seja capaz de responder corretamente por conta própria. O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos: Instruções iniciais e imediatas - Garantir sucesso - Avisos desaparecem com o tempo - Aluno capaz de responder por conta própria - Diminui a frustração e aumenta a motivação


A terapia ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se os comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo

1- Comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional;

2- Comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática;

3- Atividades da vida diária como higiene pessoal.

4- A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas

Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um paciente com um terapeuta via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o terapeuta auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras).

Concluindo, a terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.

Um dos benefícios do aprendizado sem erros é que diminui a frustração e o desânimo. Ao garantir que os pacientes respondam corretamente, especialmente durante a aquisição de uma nova habilidade, o aprendizado sem erros pode ajudar a aumentar a motivação e o prazer de aprender.

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